MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ZIGMUNDO ANTONIO DE PAULA

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
IFAP E OS APRENDIZES DOS CURSOS TÉCNICOS: ELABORANDO O PRÓPRIO PROCESSO AVALIATIVO EM MATEMÁTICA
Resumo
Uma pesquisa de opinião com os estudantes do IFAP – campus Laranjal do Jari, associada com um levantamento das notas do processo seletivo, leva a identificar várias falhas de aprendizagem, em matemática, principalmente nos cálculos básicos. Ainda com os estudantes foi possível constatar uma grande dificuldade de fazer avaliações e conseguir resultados bons. Um caminho de solução possível e testado, foi a participação e interação dos educandos na criação das questões que fariam parte das avaliações. Essas questões foram contextualizadas e interdisciplinares, proporcionando uma experiência pelas fases de elaboração, resolução, correção e análise, fazendo o discente vivenciar o ciclo completo das etapas que envolvem uma avaliação. Foi possível vivenciar excelentes criações dos estudantes, algumas dificuldades, mas teve um importante envolvimento das partes. A participação efetiva de todos, cooperação e compromisso fizeram fluir uma capacidade de interpretação que culminou com a melhora do rendimento escolar, e despertou vários interesses em cada estudante. Para que a avaliação seja resultado do ensino-aprendizagem, é preciso que a escola, o educador e o educando, bem como os pais e sociedade estejam realmente envolvidos.
[Download TCC]