Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO EGBERTO GOMES DAMASCENO
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
PARÁBOLA: Uma abordagem utilizando materiais concretos e o software GeoGebra
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos
conceitos da cônica parábola, reunindo um leque de informações relativas a essa
curva, tais como sua origem, o tratamento que é dado à mesma dentro da
Geometria Analítica, suas aplicações no cotidiano, métodos de construção e da
apresentação de uma proposta de intervenção desenvolvida em uma turma de 3º
ano do Ensino Médio. A referida proposta aborda a construção de parábolas
utilizando materiais concretos, como: régua, compasso e esquadro, e o software
GeoGebra, através da qual buscamos desenvolver uma abordagem dinâmica no
sentido de promover uma compreensão significativa a respeito dos conceitos da
parábola. Para tanto, partimos de um estudo bibliográfico em que tomamos como
referência autores como Boyer (1996), Cajori (2007), Iezzi (2005), De Maio e
Chiummo (2008), Venturi (1949), Lindquist e Shulte (1994) e Lorenzato (2010).
Discutimos também sobre a importância dos materiais didáticos para a
aprendizagem dos alunos, o que nos fez optar pelo uso dos referidos materiais na
proposta pedagógica. Participaram da pesquisa trinta alunos do terceiro ano do
Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no município de
Rio Branco, estado do Acre. Conforme mostraram os resultados, os alunos não têm
o hábito de utilizar materiais concretos e nem softwares educativos nas aulas, no
entanto, pudemos verificar que a maioria deles assimilou os conceitos da parábola
após realizarem as atividades de construção utilizando esses recursos.
[Download TCC]