MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO EGBERTO GOMES DAMASCENO

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
PARÁBOLA: Uma abordagem utilizando materiais concretos e o software GeoGebra
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos conceitos da cônica parábola, reunindo um leque de informações relativas a essa curva, tais como sua origem, o tratamento que é dado à mesma dentro da Geometria Analítica, suas aplicações no cotidiano, métodos de construção e da apresentação de uma proposta de intervenção desenvolvida em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. A referida proposta aborda a construção de parábolas utilizando materiais concretos, como: régua, compasso e esquadro, e o software GeoGebra, através da qual buscamos desenvolver uma abordagem dinâmica no sentido de promover uma compreensão significativa a respeito dos conceitos da parábola. Para tanto, partimos de um estudo bibliográfico em que tomamos como referência autores como Boyer (1996), Cajori (2007), Iezzi (2005), De Maio e Chiummo (2008), Venturi (1949), Lindquist e Shulte (1994) e Lorenzato (2010). Discutimos também sobre a importância dos materiais didáticos para a aprendizagem dos alunos, o que nos fez optar pelo uso dos referidos materiais na proposta pedagógica. Participaram da pesquisa trinta alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no município de Rio Branco, estado do Acre. Conforme mostraram os resultados, os alunos não têm o hábito de utilizar materiais concretos e nem softwares educativos nas aulas, no entanto, pudemos verificar que a maioria deles assimilou os conceitos da parábola após realizarem as atividades de construção utilizando esses recursos.
[Download TCC]