Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WLADIMIR MELO REBOUÇAS
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
Utilizando o ábaco como recurso didático para uma aprendizagem matemática significativa
Resumo
São vários os questionamentos que surgem ao planejarmos o ensino da matemática nas séries
iniciais, dentre eles, a maneira mais adequada de se abordar as operações básicas e como
tornar esses conceitos utilizáveis na vida diária. O objetivo dessa pesquisa é descrever uma
proposta de atividade que busque tornar o aprendizado mais atraente, visando despertar no
aluno o interesse e o aprendizado da Matemática a partir do uso do ábaco na resolução de
problemas envolvendo os números naturais. Portanto, buscou-se apresentar o ábaco como
mais um recurso a favorecer a aprendizagem e apresentar possibilidades de um trabalho na
mediação do ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, ressaltando a
contribuição do uso desse material ao processo de ensino e aprendizagem partindo da
propositura de que todo recurso didático precisa ter relação com as atividades de ensino.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, cujo método de pesquisa, segundo os
objetivos, é de natureza explicativa e descritiva. Quanto aos procedimentos, os métodos
utilizados foram o bibliográfico e a pesquisa de campo. Os resultados apontam para a
necessidade de uma maior intervenção junto a estes alunos, sujeitos da pesquisa, pois,
inicialmente foi identificado que estes não conheciam o ábaco, que até sabem somar, mas não
sabem organizar os dados. Evidenciou-se, ainda, que o professor deve levar seu aluno a
superar os procedimentos padronizados, próprios de uma didática desvinculada de situações
reais. É possível consolidar essa nova relação do aluno com o conhecimento adquirido na
resolução de problemas e, finalmente, se constatou que o uso do ábaco possibilitou aos alunos
entender e enxergar melhor alguns dos conceitos trabalhados na matemática
[Download TCC]