MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WLADIMIR MELO REBOUÇAS

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
Utilizando o ábaco como recurso didático para uma aprendizagem matemática significativa
Resumo
São vários os questionamentos que surgem ao planejarmos o ensino da matemática nas séries iniciais, dentre eles, a maneira mais adequada de se abordar as operações básicas e como tornar esses conceitos utilizáveis na vida diária. O objetivo dessa pesquisa é descrever uma proposta de atividade que busque tornar o aprendizado mais atraente, visando despertar no aluno o interesse e o aprendizado da Matemática a partir do uso do ábaco na resolução de problemas envolvendo os números naturais. Portanto, buscou-se apresentar o ábaco como mais um recurso a favorecer a aprendizagem e apresentar possibilidades de um trabalho na mediação do ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, ressaltando a contribuição do uso desse material ao processo de ensino e aprendizagem partindo da propositura de que todo recurso didático precisa ter relação com as atividades de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, cujo método de pesquisa, segundo os objetivos, é de natureza explicativa e descritiva. Quanto aos procedimentos, os métodos utilizados foram o bibliográfico e a pesquisa de campo. Os resultados apontam para a necessidade de uma maior intervenção junto a estes alunos, sujeitos da pesquisa, pois, inicialmente foi identificado que estes não conheciam o ábaco, que até sabem somar, mas não sabem organizar os dados. Evidenciou-se, ainda, que o professor deve levar seu aluno a superar os procedimentos padronizados, próprios de uma didática desvinculada de situações reais. É possível consolidar essa nova relação do aluno com o conhecimento adquirido na resolução de problemas e, finalmente, se constatou que o uso do ábaco possibilitou aos alunos entender e enxergar melhor alguns dos conceitos trabalhados na matemática
[Download TCC]