Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MICHAEL MACHADO DE MORAES
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
Análise de Erros em Problemas de Aritmética: Uma Abordagem na 2ª Fase da OBMEP no Oeste do Pará
Resumo
O presente trabalho descreve uma abordagem investigativa por meio das técnicas de análise
de erro, tendo como público alvo os alunos da Educação Básica nas escolas públicas do
Oeste do Pará. Tal pesquisa é classificada como Teoria Fundamentada em Dados (Grounded
Theory). Os dados que compõem o corpus da pesquisa são as provas da 2a fase da 12a
OBMEP, donde foram selecionados problemas dos três níveis que exigem conhecimentos
de aritmética. O objetivo desta comunicação cientifica é empregar a análise de erros como
metodologia de pesquisa, visando detectar os erros de Aritmética cometidos com maior
frequência pelos alunos da Educação Básica na rede pública, produzindo um estudo capaz
de atribuir um grau de aprendizagem nos tópicos de Aritmética com base nos erros. Como
a população é toda a Região Oeste do estado do Pará, foi feito um plano de amostragem,
baseado nas técnicas de inferência estatística, permitindo a pesquisa ter uma margem de
erros de 3%, com nível de confiança de 95%. As análises foram feitas dividindo os dados
em três níveis conforme a separação na OBMEP, isto é, nível 1 (6o ano e 7o ano do Ensino
Fundamental), nível 2 (8o ano e 9o ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio).
Os resultados apontam um alto índice de erros, sendo boa parte devido aos conceitos
básicos, demonstrando que uma parcela considerável dos alunos não possui domínio dos
tópicos de Aritméticas, além de dificuldades na compreensão e interpretação nos itens
escolhidos. Conclui-se que às respostas dos alunos estão carregadas de informações, que
permitem ao professor uma visão das habilidades dos alunos em compreensão e aptidão
de resolver problemas. Assim é possível instruir “novo métodos” capazes de transformar
essas informações em algo positivo para o aprendizado do aluno, criando estratégias que
permitam aos educandos desenvolver o pensamento crítico em relação as próprias soluções.
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