Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAUL FRANCISCO DA SILVA NASCIMENTO
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
ANÁLISE DE ERROS NO PROCESSO DE RESOLUÇÕES DE PROPORCIONALIDADE
Resumo
O estudo objetiva realizar uma análise sistemática nos erros cometidos pelos alunos do 3º Ano
do Ensino Médio, de duas escolas do Oeste do Estado do Pará, no processo de resoluções de
Proporcionalidade, e tem como hipótese que o erro tratado como informações importantes
para a elaboração de ações didáticas possibilita o aprendizado de forma significativa. De
acordo com Imenes (2008), a Proporcionalidade, provavelmente, é o conceito matemático
mais disseminado no mundo, além disso, apresenta a maior incidência no Exame Nacional de
Ensino Médio – ENEM, o que de fato comprova sua importância e justifica a iniciativa deste
trabalho. Nos erros cometidos pelos alunos identificados no questionário encontra-se o objeto
da pesquisa iniciada metodologicamente com uma criteriosa seleção literária na preocupação
de solidificar os fundamentos teóricos. Dentre as obras escolhidas destacam-se as dos autores
Souza (2011), Bardin (2016), Rabelo (2013), Cury (2007) e Polya (2006). A etapa seguinte
foi a coleta de dados através da aplicação de um questionário avaliativo de quatro itens, que
foram elaborados de acordo com a Engenharia de Construção de Itens. Em termos estruturais
o trabalho apresenta nos capítulos iniciais a abordagem dada à Proporcionalidade e a
fundamentação teórica de Educação Matemática, Avaliação, Análise de Conteúdo e Análise
de Erros. Os capítulos seguintes explicitam a Metodologia usada, a ação avaliativa e os
mecanismos de coleta de dados. A parte final mostra que a análise feita resultou num acervo
de informações de erros categorizados por classes. A conclusão deste trabalho revela que a
visão do docente em relação ao erro deve ser na intenção de usá-lo como um feedback do
aluno em relação a aprendizagem e que o professor encoraje e estimule o aluno a raciocinar,
fortalecendo a prática sem medo de errar.
[Download TCC]