Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILSON FERREIRA MEIRELES
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
UM CONJUNTO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as potencialidades de um conjunto de atividades para o ensino de Estatística, diferente das práticas usuais, aplicada para alunos do 3º ano do Ensino Médio e orientada pela seguinte questão pesquisa: Que contribuições um conjunto de atividades utilizando listas de exercícios, conseguem melhorar a proficiência do ensino de estatística na sala de aula de matemática? O referencial teórico adotado tem como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática que se desdobra nas seguintes etapas: Análises prévias; Concepção e Analise a priori; Experimentação e Análise a posteriori e Validação. Para a elaboração das atividades nos fundamentamos no Ensino por Atividades proposta por Sá (2009). A partir das informações obtidas das análises prévias, por meio de uma revisão de estudos, identificamos algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Estatística e elaboramos uma sequência de atividades para abordar os conteúdos do ensino de Estatística. A experimentação foi aplicada em uma Escola Estadual do município de Ananindeua – PA com 25 alunos do 3º ano do ensino médio. A análise dos resultados se deu por meio das observações e interações entre professor e alunos, além da melhora do desempenho dos discentes na resolução de 10 questões contempladas em um teste final em comparação ao teste inicial, assim observamos um avanço cognitivo de 66% em relação aos testes realizados. Ao final do experimento podemos afirmar que o conjunto de atividades aplicadas¸ apesar de suas limitações, proporciona resultados favoráveis à aprendizagem dos alunos. Portanto, após as atividades aplicadas, foram obtidos desempenhos satisfatórios na resolução de questões sobre os conteúdos do ensino de Estatística.
[Download TCC]