MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GENILSON MORAES LIMA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ETNOMATEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOMETRIA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Geometria em escolas situadas em comunidades quilombolas no Município de Moju no Estado do Pará, onde o autor trabalha como professor de Matemática. A pesquisa aborda a história do povo negro no Pará, sua importância para a região, a demarcação de suas terras e as leis que tratam da educação quilombola. No que diz respeito ao ensino, apresenta o uso da Resolução de Problemas como ferramenta metodológica, enfatizando a aplicação do método proposto por George Polya, no auxílio para solucionar as situações problemas. Na elaboração dos problemas foi usada a conceituação da Etnomatemática criada por D’Ambrósio, incorporando a Etnogeometria conceituada por Rios, pois se verificou que a Etnomatemática tem como um dos objetivos, propor um ensino de Matemática levando em consideração o contexto onde se localiza a escola. Nesse sentido destaca-se uma Matemática praticada por moradores de comunidades quilombolas, principalmente, na medição de suas terras, no comércio, na demarcação de suas lavouras, na construção de suas casas e etc. e com isso utilizou-se tal conhecimento na estruturação dos problemas geométricos. Por fim, adaptaram-se algumas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ao cotidiano dos alunos de escolas intituladas quilombolas.
[Download TCC]