MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LARA COSTA MELO

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
O Jogo de Tabuleiro no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática Financeira para Alunos do Terceiro Ano do Sistema de Organização Modular de Ensino
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar se uma intervenção pedagógica através do jogo de tabuleiro voltado para realidade rural local facilitou o processo de ensino aprendizagem da matemática financeira. A pesquisa foi realizada com 16 alunos do 3o ano do ensino médio, do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), em uma vila da zona rural do sul do estado do Pará. Intitulado como FINOPOLY, o jogo de tabuleiro que é uma adaptação do Banco Imobiliário, foi elaborado com o intuito de fixar, exercitar e aprofundar o conhecimento inerente ao conteúdo de matemática financeira previamente ministrado em sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa buscou descrever e analisar os fatos e dados obtidos durante o processo com base no referencial teórico. A modalidade utilizada para o trabalho foi a pesquisa de campo. O processo metodológico utilizou-se além das observações e anotações realizadas durante a aplicação do mesmo, de questionários, avaliações e entrevistas. No resultado obtido foi verificado a relevância do trabalho envolvendo a realidade financeira dos alunos de forma lúdica, o qual tornou as aulas mais atraentes e envolventes, contribuindo de forma significativa para a compreensão e fixação do conteúdo.
[Download TCC]