Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LARA COSTA MELO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
O Jogo de Tabuleiro no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática Financeira para Alunos do Terceiro Ano do Sistema de Organização Modular de Ensino
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar se uma intervenção pedagógica através
do jogo de tabuleiro voltado para realidade rural local facilitou o processo de ensino
aprendizagem da matemática financeira. A pesquisa foi realizada com 16 alunos do 3o ano
do ensino médio, do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), em uma vila
da zona rural do sul do estado do Pará. Intitulado como FINOPOLY, o jogo de tabuleiro
que é uma adaptação do Banco Imobiliário, foi elaborado com o intuito de fixar, exercitar
e aprofundar o conhecimento inerente ao conteúdo de matemática financeira previamente
ministrado em sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa buscou
descrever e analisar os fatos e dados obtidos durante o processo com base no referencial
teórico. A modalidade utilizada para o trabalho foi a pesquisa de campo. O processo
metodológico utilizou-se além das observações e anotações realizadas durante a aplicação
do mesmo, de questionários, avaliações e entrevistas. No resultado obtido foi verificado
a relevância do trabalho envolvendo a realidade financeira dos alunos de forma lúdica,
o qual tornou as aulas mais atraentes e envolventes, contribuindo de forma significativa
para a compreensão e fixação do conteúdo.
[Download TCC]