MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SAULO CARVALHO DE SOUZA TIMÓTEO

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
FUNDAMENTOS DE LÓGICA MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: um estudo aplicado em Geometria Plana
Resumo
Frequentemente, os professores de Matemática são questionados sobre o processo de ensino e aprendizagem. Isso porque, apesar de o ensino da Matemática no Brasil ter passado por uma série de mudanças nos últimos anos, vários mecanismos de avaliação apontam que o baixo rendimento escolar dos estudantes brasileiros está relacionado com a ausência da capacidade de formular, empregar e interpretar a Matemática com base em diversos contextos. Diante dessa problemática, as questões que surgiram e que nortearam este trabalho foram as seguintes: qual a importância da Lógica para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática? Como associar a Lógica e a Matemática no Ensino Médio? O nosso objetivo foi mostrar, por meio de diversas aplicações da Lógica Matemática em Geometria Plana, a importância dos elementos lógicos dedutivos no Ensino Médio como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em Matemática, especialmente em Geometria. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, e os materiais encontrados e analisados foram livros nas áreas de Lógica, Lógica Matemática e Geometria Plana, documentos oficiais da educação brasileira, bem como publicações científicas com o tema “Importância da Lógica para o processo de ensino e aprendizagem”. Analisando esses documentos, concluímos que a Lógica Matemática servirá como um instrumento facilitador do ensino e aprendizagem em Geometria Plana, devendo ser abordada de forma paralela ao currículo tradicional. Dessa forma, os professores poderão, de maneira análoga, utilizar os métodos e técnicas mostrados neste trabalho aplicando-os aos conteúdos de Aritmética e Álgebra, por exemplo.
[Download TCC]