Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SAULO CARVALHO DE SOUZA TIMÓTEO
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
FUNDAMENTOS DE LÓGICA MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: um estudo aplicado em Geometria Plana
Resumo
Frequentemente, os professores de Matemática são questionados sobre o processo de ensino
e aprendizagem. Isso porque, apesar de o ensino da Matemática no Brasil ter passado
por uma série de mudanças nos últimos anos, vários mecanismos de avaliação apontam
que o baixo rendimento escolar dos estudantes brasileiros está relacionado com a ausência
da capacidade de formular, empregar e interpretar a Matemática com base em diversos
contextos. Diante dessa problemática, as questões que surgiram e que nortearam este
trabalho foram as seguintes: qual a importância da Lógica para o processo de ensino e
aprendizagem em Matemática? Como associar a Lógica e a Matemática no Ensino Médio?
O nosso objetivo foi mostrar, por meio de diversas aplicações da Lógica Matemática em
Geometria Plana, a importância dos elementos lógicos dedutivos no Ensino Médio como
instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em Matemática, especialmente
em Geometria. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica, e os materiais
encontrados e analisados foram livros nas áreas de Lógica, Lógica Matemática e Geometria
Plana, documentos oficiais da educação brasileira, bem como publicações científicas com
o tema “Importância da Lógica para o processo de ensino e aprendizagem”. Analisando
esses documentos, concluímos que a Lógica Matemática servirá como um instrumento facilitador
do ensino e aprendizagem em Geometria Plana, devendo ser abordada de forma
paralela ao currículo tradicional. Dessa forma, os professores poderão, de maneira análoga,
utilizar os métodos e técnicas mostrados neste trabalho aplicando-os aos conteúdos
de Aritmética e Álgebra, por exemplo.
[Download TCC]