Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BÁRBARA MEDEIROS VIEIRA
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
EQUAÇÕES DIOFANTINAS: Uma Proposta Didática para o 9o ano do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta pedagógica
para o ensino das Equações Diofantinas no Ensino Fundamental e assim melhorar os raciocínios
algébrico e aritmético dos alunos; além de fomentar o trabalho do professor em
sala de aula. Para isso, a aplicação da proposta didática se deu em três etapas: emprego de
um pré teste para aferir conhecimentos já adquiridos anteriormente pelos alunos; oficina
sobre Equações Diofantinas Lineares; e, por último, a aplicação de um segundo teste para
verificação de possíveis resultados da oficina. É apresentada uma breve contextualização
histórica das Equações Diofantinas, bem como conceitos básicos sobre Teoria dos Números.
Cada definição apresenta um exemplo, com aplicações práticas sempre que possível,
para uma melhor compreensão. Utilizou-se também uma situação cotidiana vivenciada
pelos alunos como modelo de aplicação prática de Equações Diofantinas Lineares. Diante
dos resultados obtidos, observou-se que o ensino de Equações Diofantinas Lineares pode
ser uma importante ferramenta para auxiliar os alunos no processo de desenvolvimento
dos raciocínios algébrico e aritmético.
[Download TCC]