MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: BÁRBARA MEDEIROS VIEIRA

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
EQUAÇÕES DIOFANTINAS: Uma Proposta Didática para o 9o ano do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta pedagógica para o ensino das Equações Diofantinas no Ensino Fundamental e assim melhorar os raciocínios algébrico e aritmético dos alunos; além de fomentar o trabalho do professor em sala de aula. Para isso, a aplicação da proposta didática se deu em três etapas: emprego de um pré teste para aferir conhecimentos já adquiridos anteriormente pelos alunos; oficina sobre Equações Diofantinas Lineares; e, por último, a aplicação de um segundo teste para verificação de possíveis resultados da oficina. É apresentada uma breve contextualização histórica das Equações Diofantinas, bem como conceitos básicos sobre Teoria dos Números. Cada definição apresenta um exemplo, com aplicações práticas sempre que possível, para uma melhor compreensão. Utilizou-se também uma situação cotidiana vivenciada pelos alunos como modelo de aplicação prática de Equações Diofantinas Lineares. Diante dos resultados obtidos, observou-se que o ensino de Equações Diofantinas Lineares pode ser uma importante ferramenta para auxiliar os alunos no processo de desenvolvimento dos raciocínios algébrico e aritmético.
[Download TCC]