Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUING ARGÔLO SANTOS
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Esse estudo é resultado de pesquisas na área de Educação Matemática, cujo objetivo é mostrar a importância de se utilizar a metodologia investigativa nas aulas de geometria. Para isso, buscamos mostrar a relevância de se propor alterações na
maneira de lecionar conteúdos de matemática e, em particular, a geometria, enfatizando a investigação como uma importante ferramenta para o professor fomentar o prazer pelo estudo da disciplina por parte dos alunos. No seio da pesquisa
tentamos enfatizar também que uma das fases da investigação é a experimentação, que pode tornar o trabalho investigativo mais aprazível e significativo para o educando, por causa de sua importância histórica e por desenvolver áreas específicas
no raciocínio geométrico dos alunos. Por fim, acreditando que é muito viável investigar utilizando experimentações e materiais didáticos que facilitem essa prática, propomos uma sequência de atividades para o 9º ano do Ensino Fundamental II, que estão ao alcance do professor na sala de aula e pode potencializar o ensino/aprendizagem de conceitos da geometria.
[Download TCC]