MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARLUCIA MORAIS DE FREITAS BRASIL

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Dissertação

Título
EXPLORANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ESPACIAL
Resumo
Este trabalho teve como propósito analisar no cenário atual como o uso da tecnologia informática por meio do software GeoGebra interfere no processo de ensino aprendizagem da matemática. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, o método abordado foi o estudo de caso através de uma pesquisa de campo com dois grupos de alunos do 3º ano formação geral, do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, situado em Salvador, BA. Ambos os grupos responderam três sequências didáticas investigativas, envolvendo conteúdos considerados importantes no ensino aprendizagem da Geometria Espacial no Ensino Médio, como a construção de poliedros regulares, abordagem no cálculo de área e volume de alguns sólidos geométricos. Apenas um dos grupos teve acesso ao ambiente informatizado e utilizou, o computador, aliado como interface pedagógica o software GeoGebra versão 5.0, tornando possível pesquisar as contribuições e potencialidades do software selecionado. Este trabalho de pesquisa possibilitou comprovar após uma análise profunda dos dados aferidos que não podemos negar o potencial dos ambientes informatizados frente aos obstáculos inerentes ao processo de aprendizagem, em especial, da Matemática, propiciando ao aluno em contato com a tecnologia no ambiente educacional ser agente ativo no “fazer matemática”, como experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjecturar, abstrair, generalizar. Tornando evidente neste processo, a importância da formação dos professores neste contexto atual para o uso da tecnologia, assumindo assim o papel de facilitador da construção do conhecimento e não meramente transmissor de informação.
[Download TCC]