MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WATILA PORTO SILVA

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Dissertação

Título
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 3º GRAU COM UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
No dia-a-dia do professor de Matemática do ensino Fundamental e do Médio, é comum o docente encontrar alunos que chegam ao final do 3º ano, último ano do ensino fundamental, com varias dúvidas sobre a resolução de equações de grau maior que dois. Dúvidas que não são sanadas com a conclusão do ensino médio e a consequente abordagem de equações polinomiais. Os cursos de matemática de nível superior, normalmente, não englobam em suas estruturas curriculares, disciplinas que abordem fórmulas resolventes de equações de grau superior a dois. Também, não é comum encontrar fontes acadêmicas que tratem exclusivamente tais questões. Atento a este panorama este estudo surgiu da inquietação perante a curiosidade sobre as fórmulas resolutivas de 3º grau com o intuito de estender seu entendimento além da resolução dessas equações cúbicas pela fórmula resolvente de Cardano-Tartáglia. Para tanto, esse estudo apresenta uma proposta de ensino de equações algébricas do 3º grau, através de uma Sequência Didática, utilizando também a metodologia Resolução de Problemas.
[Download TCC]