Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDUARDO GUIMARAES SARAIVA
UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA
Dissertação
Título
Alfabetizacão Financeira nos Ensinos Fundamental e Médio
Resumo
O presente estudo buscou desenvolver um modelo pedagógico para a alfabetização financeira dos estudantes, partindo do 6º Ano do Ensino Fundamental até o 2º Ano do Ensino Médio, capaz de integrar os construtos relativos ao conhecimento e ao comportamento financeiro dos estudantes. Para isso, montou-se um modelo associando cada aspecto econômico com um assunto presente não apenas na matemática, mas também associado as outras matérias quando possível. Como instrumento de coleta de dados e modelo básico adotou-se um trabalho realizado no Colégio Oficina, na cidade de Salvador, nos anos de 2016 e 2017, composto por um gerenciamento de recursos financeiros para os trabalhos interdisciplinares, além de uma abordagem a aspectos macro e microeconômicos na formação de três construtos (Atitude Financeira, Comportamento Financeiro e Conhecimento
Financeiro). No fim desse processo, pretende-se obter a longo prazo uma Alfabetização financeira com ênfase na realização de reservas financeiras mensais.
[Download TCC]