Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DAVID MARQUES BISPO
UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
A geometria no ensino da probabilidade
Resumo
O estudo sobre a história da probabilidade e a probabilidade geométrica tem sido pouco disseminado no cenário nacional. Há uma escassez de trabalhos científicos que abordam esses dois assuntos, muitas vezes a probabilidade é sinônimo de “jogos de azar”. Este trabalho terá como foco a probabilidade geométrica apresentando e discutindo problemas de natureza contínua relacionados a comprimentos de segmentos de retas, áreas de figuras planas ou volumes de sólidos. No trabalho foi apresentado uma retrospectiva histórica dos matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento da probabilidade e em seguida, um estudo sobre probabilidade para ter um embasamento teórico para o objetivo principal da dissertação que é mostrar as aplicações da Probabilidade no campo da Geometria. O trabalho será desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica, que consiste na descrição das características em estudos que recupera o conhecimento científico. Os problemas que serão propostos e trabalhados, muito embora sejam problemas clássicos da Probabilidade Geométrica, são, quase sempre, desconhecidos por muitos professores do ensino fundamental e do ensino médio e, ainda, pela maioria absoluta dos alunos que estão neste nível de escolaridade. Pretende-se assim, trabalhar conceitos de probabilidade geométrica através das aplicações. O tema proposto contribuíra para o aprimoramento do conhecimento matemático e, ainda, apresentará uma dinâmica metodológica diferenciada para o ensino de Probabilidade, uma vez que esse tópico não é muito explorado no Ensino Básico.
[Download TCC]