Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO VALDEMIR PEREIRA JUNIOR
UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
Uma abordagem sobre a teoria dos grafos no ensino médio
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo sugerir uma abordagem sobre o ensino de grafos no ensino médio, especialmente para turmas do segundo ano, tendo em vista a facilidade que os alunos apresentam para manusear instrumentos tecnológicos atualmente; despertar o interesse no aluno pela matemática a partir de determinados aplicativos de navegação terrestre, considerando que isso o instiga a verificar a matemática intrínseca em outros aplicativos; induzir a problematização para facilitara aprendizagem desse conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, foi utilizada como método para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo apurado no referencial teórico sobre a abordagem de grafos no ensino médio e o estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados alguns exercícios e experimentos disponibilizados no projeto, que foram aplicados na EEFM Professor Edmilson Guimarães de Almeida. A partir da análise de dados foi possível constatar a relevância de oportunizar aos alunos o acesso às tecnologias,visto que as características do Matrixcal e do aplicativo de navegação terrestre foram citadas por eles como um dos mais importantes instrumentos para facilitar a obtenção de resultados que, se calculados manualmente, demandariam muito esforço e tempo. O material tecnológico da escola, como o laboratório de informática apresentou-se como um grande desafio na execução de algumas tarefas. Enfim, baseado no estudo realizado e nos resultados obtidos foi possível confirmar que o estudo sobre grafos pode suscitar o desenvolvimento de algumas habilidades que, por vezes, estão inertes nos alunos, como capacidade de inovação, recriação a partir do conhecido, adaptabilidade ao novo, criatividade, autonomia e comunicação.
[Download TCC]