Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEILYANNE SILVA DE MORAIS
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
A SEQUÊNCIA DE POLYA APLICADA AO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Resumo
Impelida a contribuir com a melhoria do ensino de matemática na qual o docente
necessita praticar ações que envolvam os alunos de forma a provocar interesse pelos
conteúdos e torná-los ativos na construção do conhecimento, desenvolvemos esse trabalho
a partir de aulas ministradas, aplicando a Sequência de Ensino de George Polya,
descrita em seu livro A Arte de Resolver Problemas, para estimular a resolução de quest
ões envolvendo o cálculo de volumes de sólidos geométricos. Esta sequência sugere que
a elaboração da solução de problemas matemáticos seja organizada em quatro etapas:
Compreensão do problema; Estabelecimento de um plano para solucionar o problema;
Execução do plano e Retrospecto da resolução, visando, assim, uma aprendizagem
significativa e promovendo uma heurística que será levada além do ambiente escolar. As
aulas foram ministradas a partir da óptica Ausubeliana, sempre tentando identificar
na estrutura cognitiva dos alunos, conceitos relevantes preexistentes a fim de que os
novos conhecimentos sejam ancorados, promovendo crescimento e maturação do aluno.
Apresentamos também um capítulo sobre volume de sólidos geométricos com demonstra
ções das fórmulas sobre seus respectivos volumes fundamentados no Princípio de
Cavaliere. Concluímos o trabalho apresentando o desenvolvimento das aulas e as solu
ções dadas pelos alunos utilizando as etapas da Sequência de Ensino de George Polya.
[Download TCC]