Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO OMAR LIMA DE CASTRO
UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA
Dissertação
Título
TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA
Resumo
Tendo em vista que a Teoria dos Grafos propicia boas estratégias para resolução de
problemas, assim como para elucidação de muitas situações do cotidiano dos alunos,
pesquisa-se sobre esta teoria, a fim de propor uma abordagem contextualizada para a
introdução da mesma no Ensino Médio. Para tanto, faz-se necessário apresentar os principais
conceitos referentes á Teoria dos Grafos, fazer um levantamento de problemas oriundos de
provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, do Exame Nacional
do Ensino Médio, assim como de outras fontes e, apresentar sugestões de planos de aula que
tenham como conteúdos a Teoria dos Grafos e a resolução dos problemas selecionados.
Realiza-se, então, uma pesquisa do tipo exploratória e de natureza qualitativa. Diante disso,
verifica-se que a Teoria dos Grafos pode ser aplicada em diferentes contextos e que é uma
forte aliada na resolução de muitos problemas propostos aos alunos do Ensino Médio, o que
impõe a constatação de que o ensino da mesma é viável neste nível e que as aulas de
Matemática podem, prazerosamente, integrar as linguagens pictórica e gráfica com a
linguagem matemática.
[Download TCC]