MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELANIA HORTINS DANTAS

UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB

Dissertação

Título
USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o uso de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria Espacial. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos es -tudantes no entendimento e interpretação da matemática, da visão que a maioria destes tem de que a matemática é uma disciplina difícil, bem como pelo fato de estarmos lidando com uma geração totalmente voltada para as tecnologias, verificou-se a necessidade da produção deste trabalho. Apresentamos a teoria básica dos sólidos geométricos, um tutorial com o passo a passo necessário para a pro dução e aplicação de um projeto de RA, uma proposta metodológica de como utilizar a RA para melhor visualização e, consequentemente, melhor compreensão dos sólidos geométricos, através de algumas atividades sugeridas. A plicação deste trabalho consolidou-se com alunos do ensino médio de uma escola pública – IFRN campus Caicó. A prática para análise e conclusões se deu por meio de uma aplicação do conteúdo de Geometria Espacial com uso de um projeto de Realidade Aumentada, fazendo desta ferramenta tecnológica um recurso pedagógico atrativo, capaz d e trazer a atenção e curiosidade do aluno, promovendo assim sua autonomia no aprendizado.
[Download TCC]