Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PRISCILA CORDEIRO DE SOUSA
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
Teoria de Resposta ao Item como Modelo de Avaliação de Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio
Resumo
Com o advento dos recursos computacionais, avanços tecnológicos e uso de novos instrumentos
de medidas em exames para entrada em universidades (como o Exame Nacional
do Ensino Médio - ENEM), surge a motivação em prepararmos o público - alunos do Ensino
Médio - que sucederão estes exames. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) vem sendo
considerada o mecanismo mais viável de avaliar a proficiência dos alunos, devido a sua preocupação
quanto ao item e o traço latente (habilidades) dos alunos, no entanto a maioria das
instituições de ensino ainda usam a Teoria Clássica de Testes (TCT) como principal ferramenta
de avaliação da aprendizagem, devido a sua praticidade. O uso da TCT é questionável,
pois sua avaliação não é fidedigna, podendo o escore variar de teste para teste. Desse modo,
propomos a construção de um instrumento de verificação de aprendizagem a partir do guia
de Elaboração e Revisão de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP), aplicando a TRI em duas turmas de 3o
ano do Ensino Médio.
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