MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PRISCILA CORDEIRO DE SOUSA

UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB

Dissertação

Título
Teoria de Resposta ao Item como Modelo de Avaliação de Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio
Resumo
Com o advento dos recursos computacionais, avanços tecnológicos e uso de novos instrumentos de medidas em exames para entrada em universidades (como o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM), surge a motivação em prepararmos o público - alunos do Ensino Médio - que sucederão estes exames. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) vem sendo considerada o mecanismo mais viável de avaliar a proficiência dos alunos, devido a sua preocupação quanto ao item e o traço latente (habilidades) dos alunos, no entanto a maioria das instituições de ensino ainda usam a Teoria Clássica de Testes (TCT) como principal ferramenta de avaliação da aprendizagem, devido a sua praticidade. O uso da TCT é questionável, pois sua avaliação não é fidedigna, podendo o escore variar de teste para teste. Desse modo, propomos a construção de um instrumento de verificação de aprendizagem a partir do guia de Elaboração e Revisão de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aplicando a TRI em duas turmas de 3o ano do Ensino Médio.
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