Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL DANTAS MARQUES
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
ROBÓTICA NO ENSINO DA FUNÇÃO AFIM PARA ALUNOS DA EJA BASEADA NO CONSTRUCIONISMO DE PAPERT
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal utilizar a Robótica Educacional como ferramenta
pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da função afim, para estudantes
do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Professor José Gomes Alves. A Robótica Educacional tem se mostrado
uma valiosa alternativa pedagógica para o ensino da matemática, pois possui características
fundamentais para uma aprendizagem significativa, como elemento motivador que permite a
experimentação, promovendo o raciocínio logico, colaboração e a aprendizagem baseada na
resolução de problemas. Neste trabalho, adotou-se a dimensão investigativa, na abordagem
qualitativa, com base nos pressupostos da pesquisa-ação, sendo constatado: maior interesse,
motivação e certo grau de independência na construção do conhecimento por parte dos estudantes,
concordando com os princípios do Construcionismo descrito por Papert. A Robótica
Educacional promove a criação de ambientes ativos de aprendizagem onde o professor tem
o papel de ser o mediador na construção do conhecimento.
[Download TCC]