Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THALITA THÓ RODRIGUES ALVES
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - PB
Dissertação
Título
A aprendizagem das frações e seus obstáculos
Resumo
Tudo leva a crer que as primeiras frações surgiram no Antigo Egito, por volta de 3000
anos a.C., e muito provavelmente foram as necessidades práticas que motivaram seu
aparecimento. Desde então, o conceito de fração e suas representações evoluíram ao
longo das civilizações até o que conhecemos atualmente como números fracionários,
incluindo neste contexto a sua notação moderna. No atual Sistema Educacional
Brasileiro, o estudo dos números fracionários inicia-se na primeira etapa do Ensino
Fundamental, normalmente no 4o. ano, e é quando se expande os números estudados.
Neste momento, os alunos são levados a perceber que os naturais são insucientes
para resolver determinados problemas, aparecem assim os ditos "números quebrados".
A primeira estratégia de ensino utilizada para introduzir o conceito de fração
é o modelo conhecido como parte-todo e geralmente as situações-problema são apresentadas
por guras de um todo dividido (barra, bolo, chocolate, pizza, entre outros)
em partes iguais, com algumas dessas pintadas. Em seguida, são abordadas outras
ideias para frações, tais como: razão, quociente e número, porém nem sempre contempladas
e trabalhadas de maneira a favorecer a construção do "megaconceito"
de frações. Depois, são apresentadas as operações com frações, normalmente centradas
em memorização de regras e procedimentos. Todavia, a grande maioria dos
alunos apresenta diculdades, mesmo estudando frações por vários anos consecutivos,
uma vez que os "novos conhecimentos" acabam por confrontar conhecimentos
adquiridos anteriormente e assim surgem os obstáculos didáticos. É por causa destes
obstáculos que observamos erros recorrentes e não aleatórios, como por exemplo
no ordenamento de frações dizer que 1/3 é maior que 1/2 , espelhando-se na lógica do
ordenamento dos números naturais. Neste contexto, o presente trabalho tem como
objetivo analisar alguns obstáculos no processo de aprendizagem dos números racionais
escritos na forma de fração.
[Download TCC]