MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THALITA THÓ RODRIGUES ALVES

UFPB - Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - PB

Dissertação

Título
A aprendizagem das frações e seus obstáculos
Resumo
Tudo leva a crer que as primeiras frações surgiram no Antigo Egito, por volta de 3000 anos a.C., e muito provavelmente foram as necessidades práticas que motivaram seu aparecimento. Desde então, o conceito de fração e suas representações evoluíram ao longo das civilizações até o que conhecemos atualmente como números fracionários, incluindo neste contexto a sua notação moderna. No atual Sistema Educacional Brasileiro, o estudo dos números fracionários inicia-se na primeira etapa do Ensino Fundamental, normalmente no 4o. ano, e é quando se expande os números estudados. Neste momento, os alunos são levados a perceber que os naturais são insucientes para resolver determinados problemas, aparecem assim os ditos "números quebrados". A primeira estratégia de ensino utilizada para introduzir o conceito de fração é o modelo conhecido como parte-todo e geralmente as situações-problema são apresentadas por guras de um todo dividido (barra, bolo, chocolate, pizza, entre outros) em partes iguais, com algumas dessas pintadas. Em seguida, são abordadas outras ideias para frações, tais como: razão, quociente e número, porém nem sempre contempladas e trabalhadas de maneira a favorecer a construção do "megaconceito" de frações. Depois, são apresentadas as operações com frações, normalmente centradas em memorização de regras e procedimentos. Todavia, a grande maioria dos alunos apresenta diculdades, mesmo estudando frações por vários anos consecutivos, uma vez que os "novos conhecimentos" acabam por confrontar conhecimentos adquiridos anteriormente e assim surgem os obstáculos didáticos. É por causa destes obstáculos que observamos erros recorrentes e não aleatórios, como por exemplo no ordenamento de frações dizer que 1/3 é maior que 1/2 , espelhando-se na lógica do ordenamento dos números naturais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar alguns obstáculos no processo de aprendizagem dos números racionais escritos na forma de fração.
[Download TCC]