Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RUI DE ANDRADE LIMA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
A UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM ABERTO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Em matemática um problema em aberto é uma questão não resolvida. Esse trabalho
visa apontar a importância da utilização de problemas matemáticos em aberto
no ensino médio, quebrando a concepção de estudantes deste nível escolar de que
todos os problemas matemáticos têm solução. A utilização de problemas em aberto
incentiva o uso de atividades investigativas fundamentais para a construção do conhecimento,
mas está ausente no ambiente escolar, acarretando prejuízos na formação
dos estudantes. Assim, realizamos uma pesquisa de problemas matemáticos
em aberto acessíveis ao estudante do ensino médio com desenvolvimento de conteúdos
necessários à compreensão dos problemas pesquisados, abrangendo a Teoria dos
Números com o Princípio da Indução Matemática e vários resultados sobre números
primos, a Análise Combinatória com tópicos sobre Superpermutações mínimas,
quadrados mágicos, diagramas e jogos e a Geometria com problemas de encontrar
pontos com distâncias racionais aos vértices de um polígono regular, o problema de
Fagnano e problemas de empacotamento. O trabalho apresenta três sugestões de
atividades que relacionam conteúdos matemáticos do ensino médio com problemas
em aberto, para professores utilizarem em sala de aula. A primeira atividade propõe
inserir o Princípio da Indução Matemática no ensino médio através da busca de
uma expressão para o número de diagonais de um polígono convexo e de problemas
relacionados à sequência de Fibonacci, a segunda atividade trabalha as propriedades
das progressões aritméticas através de quadrados mágicos e a terceira atividade
aplica conceitos de geometria a um problema de empacotamento. A pesquisa apresenta
uma seleção de questões que citam problemas matemáticos em aberto que
pode servir como fonte de consulta para professores ou como lista de exercícios para
o aluno que quer se aprofundar em matemática.
[Download TCC]