MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EVERTON HENRIQUE CARDOSO DE LIRA

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
Códigos Corretores de Erros no Ensino Médio: um estudo sobre o Código de Hamming
Resumo
Neste trabalho buscamos apresentar os Códigos Corretores de Erros e, em particular, o Código de Hamming, como um conteúdo altamente propício para ser introduzido e abordado no Ensino Médio. Com este objetivo em mente, desenvolvemos um estudo teórico de caráter bibliográfico de alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do PROFMAT sobre o tema, os quais apresentam propostas de aplicação destes códigos neste nível de ensino, o que constitui um processo conhecido como Transposição Didática. Em seguida, realizamos um estudo sobre o código de Hamming em sua primeira formulação encontrada em (Hamming, 1950) e em sua formulação por meio de matrizes encontrada em (Rousseau, 2015), e por fim, desenvolvemos uma sequência didática para a introdução e ensino do código de Hamming no Ensino Médio. Diante de todo este cenário, buscamos com este trabalho, contribuir no processo de introdução deste tema como um dos conteúdos a serem abordados num futuro próximo no Ensino Médio.
[Download TCC]