Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EVERTON HENRIQUE CARDOSO DE LIRA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Códigos Corretores de Erros no Ensino Médio: um estudo sobre o Código de Hamming
Resumo
Neste trabalho buscamos apresentar os Códigos Corretores de Erros e, em particular,
o Código de Hamming, como um conteúdo altamente propício para ser introduzido e
abordado no Ensino Médio. Com este objetivo em mente, desenvolvemos um estudo
teórico de caráter bibliográfico de alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do PROFMAT
sobre o tema, os quais apresentam propostas de aplicação destes códigos neste nível de
ensino, o que constitui um processo conhecido como Transposição Didática. Em seguida,
realizamos um estudo sobre o código de Hamming em sua primeira formulação encontrada
em (Hamming, 1950) e em sua formulação por meio de matrizes encontrada em (Rousseau,
2015), e por fim, desenvolvemos uma sequência didática para a introdução e ensino do
código de Hamming no Ensino Médio. Diante de todo este cenário, buscamos com este
trabalho, contribuir no processo de introdução deste tema como um dos conteúdos a serem
abordados num futuro próximo no Ensino Médio.
[Download TCC]