Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERIKY CÉSAR ALVES DA SILVA
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - RN
Dissertação
Título
O JOGO SENHA E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de segunda
série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Tempo
Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso, apresentaremos o contexto do
professor, da escola e dos alunos. Exporemos a fundamentação teórica, a história, as
regras, as versões do jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o
Princípio Fundamental da Contagem. Por fim, mostraremos como foram feitos o
planejamento e a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o
questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse trabalho, foram feitas
pesquisas bibliográfica, documental e experimental. Como sugestão, uma lista de
exercícios é proposta aos professores, com questões que abordam o conteúdo do
Princípio Fundamental da Contagem, extraídas, principalmente, do Exame Nacional do
Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro
didático da segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de
2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com jogo em sala de
aula é importante e interessante, pois faz com que o estudante compreenda melhor o
conceito abordado em sala, mesmo que o jogo ocorra antes ou depois da apresentação
desse conceito, além de gerar outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao
professor uma aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há
muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.
[Download TCC]