MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSÉ LAÉCIO PIMENTEL

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
UM OLHAR SOBRE TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MOSSORÓ-RN 2018
Resumo
A presente dissertação teve por objetivo geral lançar um olhar sobre técnicas de demonstração matemática em sala de aula na Educação Básica. Este trabalho se iniciou a partir de uma pesquisa bibliográfica, e teve seu estudo embasado em autores como Fiorentini (1994), D?Ambrosio (2007), Fossa (2009), Pinedo (2011), Hausen (2013) e Caputi e Miranda (2017). Realizou-se uma pesquisa, com abordagem qualitativa, na qual os dados foram levantados a partir de cinco perguntas de uma entrevista aplicada a dez professores de matemática de oito escolas da rede pública de ensino do estado do Ceará, com ênfase na Educação Básica. Dada à relevância e abrangência do tema, considera-se que há muito o que ser abordado a este respeito. Afinal, demonstrar uma proposição em matemática requer experiência, pois existem regras e técnicas que são fundamentais nesta tarefa. Este também é um meio eficaz para promover aprendizagens na Educação Básica. Comprovou-se, portanto, que este é um conteúdo razoavelmente utilizado nas aulas dessa etapa educacional. Os dados revelaram que os professores se mostram conscientes que as técnicas de demonstração matemática poderiam contribuir de forma mais produtiva e significativa se fossem mais utilizadas em diferentes turmas e níveis de ensino. Pensar que o tema em estudo é de nível superior e muito avançado para a ensino básico, é um equívoco. Observou-se, ao longo da pesquisa, que os professores estão em sintonia quanto à relevância de se incluir e/ou utilizar alguma técnica de demonstração matemática na Educação Básica. Dessa forma, eles também disseram que a utilizam quando se faz pertinente, porém não a fazem com mais frequência por observar que seus alunos apresentam limitações de compreensão em relação a alguns conhecimentos matemáticos básicos. Conclui-se que os professores e o currículo escolar precisam e devem fazer uso das técnicas de demonstração matemática para tornar o ensino-aprendizagem mais eficaz ao produzir conhecimento, ao estimular a mente dos alunos, utilizando os conteúdos e as diferentes metodologias de aprendizagem de forma produtiva, significativa e eficiente.
[Download TCC]