MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELO DE SOUZA MELO

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Progressões Aritméticas na linha construtivista
Resumo
Este trabalho mostra como o conteúdo Progressões Aritméticas pode ser abordado seguindo a linha construtivista de ensino, fazendo com que os alunos tenham participação mais ativa na construção do connhecimento. É verificado que utilizando esse modelo, pode-se melhorar a compreensão dos discentes, introduzindo nas iniciais, uma ou mais situações-problema, com o intuito de levantar conhecimentos prévios para a aquisição posterior do novo saber. Existem algumas argumentações de professores/educadores consagrados sobre esse tema e também a aplicação prática de aulas estruturadas na linha construtivista sobre progressões aritméticas, para alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. As observações sobre este estilo de aula foram feitas não somente pelo professor que aplicou a atividade proposta em sala de aula, mas também pelos discentes que responderam questões que permitiam expressar a impressões sobre a atividade.
[Download TCC]