Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: UYARA SOARES CAVALCANTI TEIXEIRA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
MATEMÁTICA INCLUSIVA: Formação de professores para o ensino de matemática em Classes Hospitalares
Resumo
O presente trabalho se insere na área de concentração Matemática no Ensino Básico e
traz como tema educação matemática e inclusão escolar. Elege como objetivo contribuir com
o processo de formação de professores que ensinam matemática nas classes hospitalares.
Metodologicamente, o estudo parte de uma pesquisa exploratória, de base qualitativa com
suporte na pesquisa-ação na perspectiva integral e sistêmica. Enquanto resultado, dentre outros,
o estudo proporcionou uma formação sólida e concisa aos docentes do Núcleo de Atendimento
Educacional Hospitalar (NAEH), construída com apoio e suporte dos atores e autores
envolvidos; discussões que remeteram a novas perspectivas de formação, envolvendo outras
áreas do saber; um espaço contínuo de diálogo, essência da compreensão do conceito de
formação continuada. A pesquisa, em síntese, contribuiu para fortalecimento do grupo, trouxe
novas oportunidades de trabalhos e ampliou saberes no campo da matemática, área apresentada
como deficitária pelos professores.
[Download TCC]