MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIANO BARROS RABELO

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA APRENDIZAGEM DO ESTADO DE GOIÁS: Um olhar sobre a área de Matemática
Resumo
A aplicação de avaliações em larga escala tornou-se, indubitavelmente, parte da rotina escolar. Preparar os alunos e analisar os resultados por eles obtidos é parte inerente ao trabalho do professor. Nesta pesquisa, buscou-se analisar a aplicação e avaliação dos resultados de uma dessas avaliações: a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA), da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, em uma escola da Rede Estadual. Considerando que o resultado desta avaliação aponta para a necessidade de correção de rotas no planejamento do ensino de Matemática em nível médio e que este planejamento é fundamental para a atividade docente, as questões investigadas foram: De que forma os resultados da ADA refletem o trabalho em sala de aula e de planejamento realizado pelos docentes de Matemática? Que ações de correção de rota de aprendizagem podem ser identificadas a partir dos resultados da ADA? Que contribuições essas ações executadas produziram na melhoria do ensino e da aprendizagem em Matemática? Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso por meio de entrevistas com quatro participantes: Professor de Matemática, Coordenador e servidores da Secretaria de Educação Estadual, além de pesquisa documental sobre os resultados desta avaliação. A análise dos dados obtidos foi feita por meio da construção de eixos de análise e categorização, através de categorias emergentes do material de campo tais como: análise das questões da prova, do uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), dos resultados alcançados e da formação docente para lidar com tais resultados. Os caminhos nos levaram a refletir sobre as finalidades desta modalidade de avaliação, pontuando desde seus objetivos até os resultados obtidos, passando por todo o processo de aplicação, contando com a visão dos entrevistados.
[Download TCC]