Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL DUNCK CINTRA
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - MT
Dissertação
Título
Por que estudar matemática? Uma tentativa de resposta
Resumo
Neste trabalho, a partir de uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica, procuramos dar uma resposta de o porquê estudar matemática. Queremos mostrar que essa disciplina pode trazer muito mais benefícios do que a mera reprodução de algoritmos e aplicações no cotidiano, pois defendemos que ela colabora no desenvolvimento argumentativo do discente, consequentemente, pode transformá-lo em um sujeito que se posiciona no contexto onde está inserido. Como sugestão, trouxemos dois exemplos de práticas que consideramos possíveis de serem realizadas pelos professores. Uma, chamamos de problemas argumentativos e, a outra, de realização de pequenas demonstrações utilizando divisão Euclidiana. Ambas visam ao desenvolvimento da argumentação do aluno e contribuem na sua formação, transformando-o em um cidadão argumentador e crítico. Concluímos que tais práticas podem trazer alguns benefícios para o desenvolvimento argumentativo dos estudantes a curto ou médio prazo, por conseguinte, colaboram para seu desenvolvimento como um sujeito que pensa e se posiciona na sociedade, não sendo um mero expectador e reprodutor de ideias e respostas prontas e formatadas.
[Download TCC]