Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDVAIR ALVES FERREIRA
UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS
Dissertação
Título
TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM - TRI Análise de algumas questões do ENEM - habilidades 24 a 30
Resumo
Este estudo objetivou analisar questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio -
ENEM, referente as áreas de competência seis e sete que contemplam as habilidades de
vinte e quatro a trinta, (a avaliação de matemática é dividida em sete competências que
são subdivididas em trinta habilidades) comparando o resultado de um teste aplicado
com sete itens a alunos de algumas escolas de Mato Grosso do Sul, com os resultados
obtidos de examinados que responderam esses mesmos itens no ENEM em anos anteriores,
com o intuito de verificar como se desenvolveu a leitura e análise de representações
estatísticas. As análises foram realizadas utilizando as teorias clássicas dos testes - TCT
e a teoria de resposta ao item - TRI. Foi aplicado o teste a 206 (duzentos e seis) alunos
de escolas públicas das cidades de Campo Grande - MS, Bonito - MS e Dourados - MS e
comparados com o resultado de 12.347 (doze mil trezentos e quarenta e sete) examinados
retirados do relatório microdados do ENEM. Com a teoria clássica do teste foi computada
a proporção dos acertos no teste e com a teoria de resposta ao item, modelo logístico
unidimensional de três parâmetros, estimativa bayesiana e estimativa a priori calcularam-se
os parâmetros de discriminação, dificuldade e acerto casual, correlação bisserial e os gráficos
curva característica do item e curva de informação do item. O teste da amostra aplicada
apresentou valores aceitáveis enquanto que os do ENEM não. O teste mostrou que os alunos
da amostra aplicada nas escolas tiveram melhores resultados do que aqueles obtidos no
ENEM, porém revelou que é necessário um ajuste importante no ensino de probabilidade e
estatística para que os alunos das escolas públicas tenham um bom letramento e raciocínio
estatístico e probabilístico.
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