Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS DOS SANTOS PRECIOSO
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS
Dissertação
Título
O USO DE APLICATIVOS NO ENSINO DE SENOS E COSSENOS
Resumo
Neste trabalho sugerimos uma metodologia de ensino, condizente com as realidades existentes na educação, por meio de aplicativos gratuitos para celulares e tabletes. A pergunta que norteou a pesquisa e obtenção de dados foi: “quanto é a raiz de treze mais dois? ” – pergunta feita por um aluno em sala de aula depois da resolução de um exercício de lei dos cossenos. O uso de aplicativos pode ajudar na resposta a essa indagação e proporcionar outros aprendizados. Nessa pesquisa aplicamos a visão dos Professores Dr.s Marcelo de Carvalho Borba e Marcus Vinicius Maltempi do uso de aplicativos educacionais segundo a teoria do Construcionismo de Saymon Papert seguindo a metodologia qualitativa descrita por Menga Ludke e Marli André para fazer um relato de caso. As atividades foram realizadas na Escola Estadual Presidente Vargas com alunos do segundo ano do Ensino Médio no estudo das leis do seno e do cosseno. Além disso, coletamos experiências de outros professores que fazem uso de Tecnologias Digitais Móveis em suas práticas docentes.
[Download TCC]