Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL KLEBERSON MOURA DE ALMEIDA ROLON
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS
Dissertação
Título
RECURSOS DIGITAIS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar como os aplicativos educacionais aliados por uma Rede Social Educacional devem ser introduzidos e conduzidos pelo professor para que, realmente, enriqueçam os ambientes de aprendizagem e favoreçam a construção do conhecimento por parte do aluno. Baseado nas propostas do Construcionismo, de Seymour Papert, foi realizado um trabalho pedagógico em 4 turmas de primeiro ano do Ensino Médio. Neste trabalho foram avaliadas diversas atividades desenvolvidas na plataforma Edmodo com foco na resposta de algumas perguntas: de que forma os alunos poderiam usar as redes sociais em atividades escolares visando uma aprendizagem significativa? Como os celulares smartphones poderiam ser inseridos no processo didático-pedagógico a fim de melhorar o processo
de aprendizagem? Como o professor pode usufruir de tantos recursos tecnológicos para auxiliá-lo na sala de aula? O estudo realizado mostrou que o celular é um importante aliado na construção do conhecimento quando empregado em um projeto onde o aluno possui participação de destaque, inclusive na escolha dos temas e há um momento de reflexão durante o percurso. Como resultado, os alunos se mostraram capazes de criar problemas complexos envolvendo o assunto estudado e propor soluções com o apoio das ferramentas tecnológicas como o celular e o computador.
[Download TCC]