MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GIOVANA MARQUES DOS REIS

UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS

Dissertação

Título
HIPÉRBOLE: Construção do conceito no processo ensino-aprendizagem
Resumo
A sociedade atualmente anseia por um ensino que se aplica ao cotidiano, pois, ao se aprender apenas a resolver operações, não se aprende com significado. Quando o aluno constrói o conhecimento, consegue transferir o que sabe, portanto, aprende. Diante disso, este trabalho é apresentado de uma forma diferenciada com abordagem do conteúdo “hipérbole em cônicas”, de forma a conciliar o equilíbrio entre o concreto e o abstrato, para atingir a construção do conceito no processo ensino-aprendizagem. O trabalho teve por objetivo contribuir com o desenvolvimento de aulas mais práticas para despertar o interesse dos alunos. Foi desenvolvido com um contexto histórico e aplicações, parte teórica com exemplos baseados em análise de documentos. Foi feita uma investigação em livros didáticos, duas atividades para aplicar em sala de aula, uma delas com o software Geogebra como um instrumento da tecnologia auxiliando o docente e um anexo com exercícios.
[Download TCC]