MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEILA MAGDA FRIZZONE CARDOSO

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG

Dissertação

Título
UM ESTUDO DA ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE BARBACENA- MG
Resumo
Este trabalho consiste em um estudo da abordagem da Estatística nas aulas de Matemática em algumas escolas estaduais da cidade de Barbacena em Minas Gerais. Procuramos verificar se o conteúdo é trabalhado nessas escolas e demos ênfase ao modo com que o professor o apresenta em suas aulas, quais os tópicos são abordados e se estão presentes no livro didático utilizado. Além disso, procuramos referenciar as percepções que os professores pesquisados possuem em relação à Estatística. O que nos estimulou a conduzir essa pesquisa foi o fato de considerarmos que o ensino da Estatística, desde o Ensino Fundamental, torna-se cada vez mais indispensável na formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de tomar decisões e criar novas hipóteses. Os principais referenciais teóricos que fundamentaram o estudo encontram-se nas sugestões preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) além de considerações feitas por outros pesquisadores em Educação Estatística e também na literatura sobre a teoria da Estatística Descritiva. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário para os 15 professores que se disponibilizaram em participar deste estudo e um diário de campo onde foram feitos alguns registros. Os resultados da pesquisa apontam para o entendimento da maioria dos professores pesquisados, com relação à importância de ensinar Estatística nos Ensinos Fundamental e Médio e confirmam que eles têm comprometimento com a abordagem em suas aulas, utilizam recursos didáticos além dos requeridos, apesar de que o livro didático seja o principal material utilizado em suas aulas. Procuram trabalhar com situações do cotidiano dos alunos e poucos professores fazem uso da tecnologia no ensino da Estatística. Com relação aos tópicos abordados nesses dois níveis de ensino, é dado mais ênfase à interpretação de gráficos, tabelas e medidas de centralidade. No entanto, sugerimos que esses professores estejam em constante aprimoramento de suas práticas pedagógicas no que tange ao ensino da Estatística em suas aulas de Matemática, pois ainda existem muitas formas de tornar efetivo tanto o ensino quanto a aprendizagem desse conteúdo.
[Download TCC]