Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELIETE GOMES TORQUATO GONZAGA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O TEATRO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA MOTIVAR OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Resumo
No presente trabalho nos propomos a desenvolver uma atividade diferenciada que consiste em utilizar o teatro como metodologia de ensino, objetivando despertar o interesse dos alunos e amenizar as di?culdades relacionadas à falta de conhecimentos básicos necessários ao ensino e aprendizagem de Geometria. A pesquisa foi realizada no ano de 2017 com alunos de terceiro ano do Ensino Médio da EEEFM Néa Salles Nunes Pereira, situada no município de Cariacica, ES. Aplicamos uma avaliação diagnóstica e em seguida, além das aulas expositivas, trabalhamos com resolução de problemas, dentre os quais foram escolhidos os problemas que foram usados no teatro. Dividimos a sala em três grupos: escritores, construtores e atores, e ainda, elegemos uma aluna para ser a relatora das ações dos alunos para efeito de atribuição de nota. Com os grupos divididos, coube aos discentes construir todo o teatro, desde o roteiro até às apresentações. Reaplicamos a avaliação diagnóstica e também ?zemos uma análise qualitativa do trabalho junto aos alunos envolvidos e professores que assistiram à apresentação. Observamos um aumento signi?cativo do número de notas acima da média, além de uma nova postura dos alunos frente ao conhecimento matemático, verbalizando que não tiveram di?culdades no estudo de Geometria e ainda sentiram - se interessados. Os professores entrevistados elogiaram a apresentação, um dos quais prosseguiu com o projeto de teatro.
[Download TCC]