MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ÉRIKA FIGUERÊDO ALVES

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
Máximos e Mínimos na Perspectiva do Ensino de Matemática na Atualidade
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo explorar de forma mais efetiva e ampliar o estudo do tema máximos e mínimos de funções por meio de uma sequência didática para turmas da 1ª série do Ensino Médio. A proposta é constituída por quatro atividades atrativas e dinâmicas que aliam a resolução de situações-problemas com jogos e a utilização do software GeoGebra. Busca-se, com estas atividades, aprofundar e fixar os conceitos que envolvem o tema, além de ampliá-los. Para tal, utilizou-se uma investigação de características geométricas relativas à posição da reta tangente ao gráfico de uma função, construindo uma estratégia que permita ao discente modelar e resolver diversos tipos de situações-problemas, sem o uso de técnicas de derivação ou comandos de software existentes. Para a escolha da metodologia de ensino foi levada em consideração a opinião de 14 professores que trabalham com turmas do Ensino Médio em escolas públicas do interior do estado do Rio de Janeiro. Todos consideram que a utilização de jogos e tecnologias é uma ferramenta valiosa para avivar o interesse dos estudantes. Esse estudo estimula a construção de conhecimentos por meio de uma postura ativa dos discentes e do professor como mediador e incentivador, tornando os conhecimentos adquiridos fortes aliados para resolver diversas situações cotidianas, inserindo significados na aprendizagem de matemática.
[Download TCC]