Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ÉRIKA FIGUERÊDO ALVES
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
Máximos e Mínimos na Perspectiva do Ensino de Matemática na Atualidade
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo explorar de forma mais efetiva e ampliar o estudo do
tema máximos e mínimos de funções por meio de uma sequência didática para turmas da 1ª
série do Ensino Médio. A proposta é constituída por quatro atividades atrativas e dinâmicas
que aliam a resolução de situações-problemas com jogos e a utilização do software GeoGebra.
Busca-se, com estas atividades, aprofundar e fixar os conceitos que envolvem o tema,
além de ampliá-los. Para tal, utilizou-se uma investigação de características geométricas relativas
à posição da reta tangente ao gráfico de uma função, construindo uma estratégia que
permita ao discente modelar e resolver diversos tipos de situações-problemas, sem o uso de
técnicas de derivação ou comandos de software existentes. Para a escolha da metodologia
de ensino foi levada em consideração a opinião de 14 professores que trabalham com
turmas do Ensino Médio em escolas públicas do interior do estado do Rio de Janeiro. Todos
consideram que a utilização de jogos e tecnologias é uma ferramenta valiosa para avivar o
interesse dos estudantes. Esse estudo estimula a construção de conhecimentos por meio
de uma postura ativa dos discentes e do professor como mediador e incentivador, tornando
os conhecimentos adquiridos fortes aliados para resolver diversas situações cotidianas,
inserindo significados na aprendizagem de matemática.
[Download TCC]