Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIANE FERNANDES ALVARENGA MONTEIRO
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Origami e Geometria: Uma Experiência com a Formação de Professores na Modalidade Normal em Nível Médio
Resumo
O Ensino Médio na chamada modalidade Formação de Professores, de acordo
com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, permite a preparação
do professor para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa
forma, o ensino de matemática ganha uma dimensão a mais, sendo primordial
expor também as especificidades da formação docente. O currículo de
matemática das escolas tende a valorizar os processos algébricos, em relação
a geometria. No entanto muitos autores destacam a relevância da geometria
na vida cotidiana do aluno, enfatizando a importância de atividades mais
empíricas. Nesse sentido o Origami se coloca com aspectos visuais e táteis
que podem proporcionar a experimentação e a visualização dos diversos
conteúdos matemáticos e conceitos geométricos. Diante disso, reconhecendo
a importância da matemática na vida do aluno, surgiu a ideia de desenvolver
atividades interativas com o uso do origami como recurso didático no contexto
da formação de professores. A pesquisa aqui apresentada foi realizada em três
turmas do curso Normal em uma escola pública no município do Rio de Janeiro.
Os alunos se interessaram pelas atividades e não apresentaram grandes
dificuldades, apesar de algumas exceções. O que nos permite concluir que o
uso do Origami como recurso didático pode contribuir para a construção de
conceitos matemáticos.
[Download TCC]