MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: OSNI NOVAES DA SILVA JÚNIOR

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
Caminhos em Grafos: uma experiência no Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho realiza, por meio de um estudo de caso, a análise de uma experiência envolvendo problemas de Caminhos em Grafos em duas turmas de uma escola da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro localizada em Curicica, Jacarepaguá. As turmas, uma do sétimo ano e outra do oitavo ano, contaram com aproximadamente 60 alunos participando da experiência nos meses de novembro e dezembro de 2017. Para realizar a experiência, foram utilizadas quatro aulas de Matemática, cada uma composta por dois tempos de cinquenta minutos. Com o intuito de observar o efeito da introdução de técnicas de caminhos em Grafos, simples e versáteis, na resolução de alguns problemas familiares aos alunos, a experiência se deu da seguinte forma: na primeira aula, foi aplicado um questionário motivacional adaptado do questionário de Gontijo, para a coleta de informações sobre a relação entre os alunos e a matemática. Também foi realizado um teste com questões envolvendo temas familiares aos alunos, e que puderam ser resolvidos com técnicas matemáticas já conhecidas por eles. Na realidade, tais questões são mais facilmente resolvidas por técnicas de caminhos em grafos. Tais técnicas foram ensinadas na segunda e na terceira aulas. Na última aula, o teste foi aplicado novamente, e desta vez eles já puderam usar as técnicas novas aprendidas. Também foi aplicado um questionário final, para avaliar o que os alunos acharam do processo. Uma análise dos resultados obtidos foi realizada ao final, levando a conclusões sobre um efeito positivo causado pela experiência ao grupo estudado.
[Download TCC]