Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FELIPE QUIRINO ANDRE
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Um levantamento de Tecnologias Assistivas para inclusão na aula de Matemática
Resumo
Documentos oficiais, nacionais e internacionais, a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, têm denunciado insistentemente a falta de preparo de professores para lidar com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em sala de aula, por falta de formação inicial para lecionar para este público. Isso se deve à falta de políticas de formação inicial e continuada para este fim. Mediante este fato, a questão de pesquisa deste trabalho foi: “que contribuições existem, na literatura nacional de pesquisa em educação matemática especial e inclusiva, para o desenvolvimento e uso de Tecnologias Assistivas na aprendizagem de Matemática por alunos com Necessidades Educacionais Especiais?” Os objetivos deste trabalho foram: trazer os conceitos de educação especial e de educação inclusiva, apresentar e discutir, a partir de diversos autores, o conceito de tecnologias assistivas, realizar um recorte da legislação vigente para a educação de pessoas com NEE e elencar exemplos de tecnologias assistivas, que podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Matemática para alunos com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades e superdotação. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão da literatura a partir de uma busca nas principais revistas de Educação Matemática brasileira, publicadas nos últimos 15 anos. Os resultados desta pesquisa apontaram a falta de materiais específicos para o ensino de Matemática a alunos com NEE, pois apesar da preocupação de vários autores com os que necessitam de atendimento educacional especializado, ainda sim é difícil encontrar uma variedade de tecnologias assistivas para o ensino desta disciplina.
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