Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAEL RACCA ROBERTO
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
O USO DO RPG (ROLE PLAYING GAME) PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Este trabalho é a apresentação de uma metodologia de lecionar. Seu objetivo é o ensino através um jogo de interpretação de papeis (RPG) que se passa em Crotona, berço da escola pitagórica, onde os personagens vivenciam e ajudam a construir o conhecimento que fundamenta o teorema de Pitágoras. Para tal, realizamos uma pesquisa teórica para fundamentar a criação, aplicação e avaliação do jogo. Onde estamos conhecendo os fundamentos do aprendizado e do construtivismo que irão validar a utilização do método de ensino. Em seguida apresentamos os conceitos do que é RPG, suas variações, sua cultura e suas vantagens e desvantagens como ferramenta de ensino. Após estes alicerces teremos a apresentação do jogo criado neste trabalho, um jogo de RPG para ensinar as descobertas pitagóricas. Seu sistema e jogo, seu cenário de campanha, seus principais eventos e personagens. Na sequência estaremos apresentando a percepção, individual do professor, no comportamento dos alunos de uma turma no ensino fundamental, as inquietações na metodologia de ensinar, o envolvimento nas atividades de grupo, o construir do conhecimento e as mudanças na forma de pensar. Por fim uma avaliação do processo, baseada em um questionário de Gontijo e dos resultados dos testes aplicados antes e após o jogo. Concluímos com um relato dos principais resultados obtidos neste trabalho que mesmo com uma amostra pequena mostrou-se eficaz tanto na melhoria acadêmica quanto no interesse pela matemática e sua história, fomentando a busca de mais conhecimento.
[Download TCC]