Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARILIA GABRIELLA DE ALCANTARA SILVA
USP - Universidade de São Paulo - São Carlos - SP
Dissertação
Título
Uma abordagem empírica para o ensino da geometria através de jogos e aspectos culturais locais - um estudo de caso
Resumo
Esse trabalho consistiu da produção de um material pedagógico com base na
Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo, especificamente para o
conteúdo de geometria, para alunos da 1a série do Ensino Médio, e de uma análise da
aplicação desse material em turmas de uma escola estadual da cidade de Santos, SP.
Foi elaborada uma sequência didática de oito aulas, realizadas em 16 horas-aula,
inspiradas no enfoque sócio-histórico de Vygotsky. Destas, as duas primeiras foram
aulas de revisão, resgate de conhecimentos anteriores e diagnóstico dos alunos; as
três aulas seguintes foram de atividades compartilhadas, através da resolução de
problemas ou construção de ideias de uma maneira exploratória, com os temas
rampas, ângulos e relações trigonométricas no triângulo retângulo, com ponto de
destaque na utilização de um morro conhecido da cidade; as duas aulas seguintes
seguiram os mesmos métodos, com os temas de ângulos e áreas de polígonos, com
destaque na utilização de ferramentas para desenho; e a última atividade foi o jogo da
memória, utilizando os conhecimentos das aulas anteriores. A aplicação e análise da
pesquisa se caracterizam por ser um estudo de campo, apoiado em uma pesquisa-
ação, seguindo um enfoque qualitativo. Das análises, podemos concluir que
atividades compartilhadas ajudaram alguns alunos mais tímidos, mas também fizeram
com que os mais adiantados, às vezes, se sentissem prejudicados; as atividades,
desenvolvidas para terem sentido para os alunos, auxiliaram-nos na memorização dos
conhecimentos; e finalmente, que a afetividade em relação ao conhecimento
matemático, interferiu na motivação dos alunos, mas que esse é também um fator
interno que não depende somente da diversificação das metodologias nas aulas.
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