MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FÁBIO HENRIQUE CINCOTTO

UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR

Dissertação

Título
A probabilidade no Pôquer: uma alternativa metodológica no processo de ensino-aprendizagem.
Resumo
O estudo da teoria de probabilidades, enquanto objeto da disciplina de matemática, mostra-se como uma ferramenta em potencial para auxiliar os alunos no desenvolvimento crítico, criativo e autônomo de suas ações. Aos professores, o desafio também se dá na busca de metodologias que tornem o ensino de matemática, em particular o tema de probabilidades, atrativo e dinâmico. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem é capaz de proporcionar elementos psicológicos, de criatividade e tecnológicos para atividades do exercício da mente. Jogos de cartas incentivam elementos como a experimentação, investigação e inovação. Um jogo como o Pôquer traz desafios aos participantes, com espaços hipotéticos em que os jogadores podem testar ideias e experimentar suas consequências. Sendo assim, os estudantes podem transpor elementos importantes para o aprendizado da matemática, uma vez que podem errar e aprender com seus erros, aumentando gradativamente os questionamentos acerca das probabilidades envolvidas. Motivados por essas questões, este trabalho apresenta uma proposta didática alternativa aos modelos didáticos tradicionais para o ensino de probabilidades, integrando a teoria de jogos, a teoria da probabilidades e o fator psicológico associado ao jogo de Pôquer. Foram elaboradas 10 aulas em formato de minicurso, nas quais os conceitos de Pôquer e probabilidades foram, conjuntamente, apresentados pela primeira vez aos alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal do Paraná, no contraturno, assim como um questionário contendo 8 questões aplicadas, como sistema de avaliação. Os resultados indicam a potencialidade do uso do Pôquer no ensino e diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos alunos no estudo de probabilidades, devendo constituir-se uma importante ferramenta metodológica.
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