Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARIO VICENTE FERRARA
UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR
Dissertação
Título
Uma proposta para a abordagem de funções hiperbólicas no ensino médio.
Resumo
Este trabalho é um estudo sobre as funções hiperbólicas, e seu desenvolvimento foi realizado através da analogia com as funções trigonométricas circulares, contando um pouco de história das funções hiperbólicas desde seu surgimento. Apresenta uma proposta que visa introduzir este conteúdo na matriz curricular de matemática no Ensino Médio, mais precisamente para alunos da 3a série do Ensino Médio, bem como aplicações como por exemplo a catenária e onde ela está presente, isso se deu através de fotografias onde se usa catenária no planeta Terra. Tal estudo seria possível, haja vista que os alunos já possuem o conhecimento de algumas funções e também o conhecimento de homotetia, trabalhado no Ensino Fundamental, bem como o conhecimento das secções cônicas, especificamente a hipérbole e essa inserção facilitaria a continuidade do estudo de tais funções em alguns cursos de nível superior.
Palavras chave:
[Download TCC]