Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDREIA SCHALLENBERGER
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR
Dissertação
Título
UM ESTUDO DA APLICAÇÃO PRÁTICA DAS GRANDEZAS DE ÁREA E DE VOLUME E SUAS RELAÇÕES DE PROPORÇÃO, APLICADAS AO COTIDIANO DO ALUNO
Resumo
SCHALLENBERGER, Andreia. Um estudo da aplicação prática das grandezas de Área e de Volume e suas relações de proporção, aplicadas ao cotidiano do aluno. 2017. 85 f. Dissertação de Mestrado em Matemática, Programa de Mestrado em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2017.
Essa pesquisa teve como temática as idéias sugeridas pelas Tendências em Educação Matemática e suas aplicabilidades, destacando-se a Etnomatemática com suas relações da importância da contextualização do conteúdo e o Pensamento Proporcional que descreve o modo de se pensar matematicamente as relações cotidianas, possibilitando assim um suporte metodológico para o ensino de Área e de Volume, por meio de uma atividade prática. Pelo estudo bibliográfico, foi possível verificar um melhor entendimento dessas idéias e a relação dessas com exemplos que envolvem a Matemática e também a Biologia. Buscaram-se informações, por meio de pesquisa qualitativa numa turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública, em que a pesquisadora é professora de Matemática da turma. Buscou-se saber qual o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo de Área e de Volume e se eles conseguiriam aplicá-los em uma situação do cotidiano. O questionário apontou alguns dados importantes sobre a dificuldade dos alunos em estender para uma situação prática os elementos envolvidos no conteúdo de Geometria. A proposta apresentada nessa pesquisa faz reflexão sobre uma alternativa para o ensino das grandezas que envolvem o conteúdo escolhido, a partir da releitura de um filme, mostrando que metodologia não é uma forma a ser copiada, mas algo que pode ser desenvolvido, a partir de fundamentações necessárias, aperfeiçoando com segurança a prática pedagógica.
[Download TCC]