Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FLAVIO MIGUEL DOS SANTOS FERNANDES
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba - SP
Dissertação
Título
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino sobre Probabilidade para o Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma descrição sobre a construção histórica e conceitual, definições e teoremas sobre Probabilidade, como a explicação dos enfoques clássicos e frenquentistas, Probabilidade condicional e Probabilidade geométrica. A motivação da escolha do tema foi a necessidade de uma abordagem eficaz no ensino, conforme também os documentos oficiais orientam o ensino no país. Para essa construção foram abordados alguns conceitos e ideias da Educação Matemática, utilizando-as como embasamento teórico para compreensão e estratégias metodológicas na construção das atividades, são elas: o ensino através da Resolução de Problemas, tendo como referência Onuchic (1999), com características históricas e orientações do ensino de Matemática e a Educação Matemática Crítica definida por Skovsmose (2008), com preceitos importantes e uma visão crítica do papel da Matemática na sociedade. De acordo com os estudos prévios foi apresentada uma proposta com sete sequências de atividades, juntamente com uma análise teórica do que é esperado no seu desenvolvimento. A proposta não foi implementada, porém a intenção é num futuro próximo aplicá-la e analisá-la em alguma turma para poder avaliar os resultados obtidos.
[Download TCC]