MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SANDRA ÍRIS NAVEIRO GALERA

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba - SP

Dissertação

Título
ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO: O CIRCUNCENTRO NAS TAREFAS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
A presente pesquisa de natureza qualitativa, contemplou um trabalho de campo voltado ao aprendizado de geometria, mais precisamente sobre a construção e apreensão do conteúdo circuncentro de um triângulo. A questão objeto de pesquisa se baseou em quais são as contribuições das tarefas geométricas planejadas segundo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através de Resolução de Problemas, voltadas a alunos do 9°ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos participantes (em total de 24 alunos) da pesquisa pertencem a uma unidade escolar do município de Tatuí, Interior de São Paulo. Para subsidiar a pesquisa fizemos um estudo da abordagem de cada conteúdo que contribui para o conceito do circuncentro, com base nos documentos oficiais PCN e Currículo do Estado de São Paulo. Nossa proposta de tarefas teve como objetivo complementar o que já tem sido trabalhado em sala de aula. Delineamos, brevemente, no aporte teórico, como a Resolução de Problemas foi estudada desde a colocação dos problemas singulares até os estudos atuais pelo grupo GTERP (Grupo de Trabalho e Estudos em resolução de Problemas) através da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de ONUCHIC, 1999. Diante do objetivo, aplicamos três tarefas desenvolvidas, segundo as etapas da metodologia em questão e analisamos, suas contribuições para o aprendizado de geometria, especialmente o conteúdo circuncentro de um triângulo, suas propriedades e aplicações. As produções dos alunos foram analisadas de forma qualitativa-interpretativa e, desta forma, inferimos, com exemplos pontuais, como as faces do aprendizado geométrico (percepção, concepção, representação e construção) se fizeram presentes em cada atividade desenvolvida em pequenos grupos de alunos.
[Download TCC]