MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DIOGO ALBINO DE QUEIROZ

UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT

Dissertação

Título
FINANCIAL TOOL: UMA FERRAMENTA WEB PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Resumo
Ao se pesquisar na literatura pertinente e em páginas de Internet, verificou-se que havia uma certa vacuidade de materiais voltados aos Ensinos Fundamental e Médio, que versassem sobre Matemática Comercial e Financeira. E mais, materiais que discorressem didaticamente sobre as aplicações financeiras eram ainda mais raros. Assim, o objetivo do trabalho aqui apresentado foi discutir o aspecto prático do ensino de Matemática Financeira para a formação dos alunos do Ensino Médio, a fim de incentivá-los a pensar em seu futuro financeiro. É óbvio que, o material aqui gerado não é de uso restrito dos alunos/professores do Ensino Médio, podendo e devendo ser utilizado por qualquer interessado pelo tema. Assim, para que as nuances relativas às aplicações financeiras fossem entendidas, a priori, foram abordados os conceitos de juros simples, juros compostos, juros reais (ganho real), inflação e imposto de renda sobre investimento. As principais formas de investimento que os cidadãos têm acesso foram conceituadas e discutidas visando a criação de senso crítico e, consequentemente, de discernimento na escolha do tipo mais coerente de aplicação. Nestes termos, a fim de facilitar a abstração dos conceitos apresentados e materializar sua dinâmica, foi construída uma ferramenta Web que permite ao usuário simular os ganhos que terá com um determinado investimento. O usuário terá então acesso aos resultados das simulações expressos de forma numérica e gráfica. A ferramenta Web, denominada Financial Tool, abarca simuladores para os investimentos que constam neste trabalho, os quais são: Caderneta de Poupança, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Fundos DI, Fundos de Renda Fixa e Fundo de Ações. Nos simuladores é possível alterar os aportes, mensal ou do início da aplicação, além das taxas de administração, juros e inflação, com o intuito de gerar cenários financeiros inteligíveis e significativos para o usuário. Para a sua construção foram utilizados recursos computacionais como, o GeoGebra, para a construção dos simuladores de cada aplicação, e as linguagens Web HTML e CSS, para a construção da página do Financial Tool. Assim, a ferramenta Web, além de poder ser utilizada localmente, pode também ser utilizada de forma online. A partir da página do aplicativo podem ainda ser baixadas: planilhas de cálculo, que materializam as mesmas aplicações previstas nos simuladores, e o arquivo digital desta dissertação. Tais planilhas, além de auxiliarem os interessados pelas aplicações financeiras, se prestaram à validação dos resultados dos simuladores construídos. Por sua vez, os códigos HTML também foram validados por meio de um validador disponibilizado online pela W3C (World Wide Web Consortium). Considerando o aspecto tutorial/didático deste trabalho, por fim são apresentadas atividades relativas a cada tipo de aplicação, apoiadas pelo Financial Tool. Por meio do material bibliográfico aqui expresso e do Financial Tool, espera-se que os alunos do Ensino Médio e demais interessados alcancem a compreensão sobre a Matemática Financeira e, particularmente, sobre as aplicações financeiras. Espera-se ainda que, o uso destes recursos possa estimular os estudantes/usuários a pouparem, a fim de que possam conquistar sua independência financeira, ou ainda, que consigam, através de disciplina e planejamento, alcançarem os seus objetivos de vida.
[Download TCC]