Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIOGO ALBINO DE QUEIROZ
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
FINANCIAL TOOL: UMA FERRAMENTA WEB PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Resumo
Ao se pesquisar na literatura pertinente e em páginas de Internet, verificou-se que havia uma
certa vacuidade de materiais voltados aos Ensinos Fundamental e Médio, que versassem sobre
Matemática Comercial e Financeira. E mais, materiais que discorressem didaticamente sobre
as aplicações financeiras eram ainda mais raros. Assim, o objetivo do trabalho aqui apresentado
foi discutir o aspecto prático do ensino de Matemática Financeira para a formação dos alunos
do Ensino Médio, a fim de incentivá-los a pensar em seu futuro financeiro. É óbvio que, o
material aqui gerado não é de uso restrito dos alunos/professores do Ensino Médio, podendo e
devendo ser utilizado por qualquer interessado pelo tema. Assim, para que as nuances relativas
às aplicações financeiras fossem entendidas, a priori, foram abordados os conceitos de juros
simples, juros compostos, juros reais (ganho real), inflação e imposto de renda sobre
investimento. As principais formas de investimento que os cidadãos têm acesso foram
conceituadas e discutidas visando a criação de senso crítico e, consequentemente, de
discernimento na escolha do tipo mais coerente de aplicação. Nestes termos, a fim de facilitar
a abstração dos conceitos apresentados e materializar sua dinâmica, foi construída uma
ferramenta Web que permite ao usuário simular os ganhos que terá com um determinado
investimento. O usuário terá então acesso aos resultados das simulações expressos de forma
numérica e gráfica. A ferramenta Web, denominada Financial Tool, abarca simuladores para os
investimentos que constam neste trabalho, os quais são: Caderneta de Poupança, Certificado de
Depósito Bancário (CDB), Fundos DI, Fundos de Renda Fixa e Fundo de Ações. Nos
simuladores é possível alterar os aportes, mensal ou do início da aplicação, além das taxas de
administração, juros e inflação, com o intuito de gerar cenários financeiros inteligíveis e
significativos para o usuário. Para a sua construção foram utilizados recursos computacionais
como, o GeoGebra, para a construção dos simuladores de cada aplicação, e as linguagens Web
HTML e CSS, para a construção da página do Financial Tool. Assim, a ferramenta Web, além
de poder ser utilizada localmente, pode também ser utilizada de forma online. A partir da página
do aplicativo podem ainda ser baixadas: planilhas de cálculo, que materializam as mesmas
aplicações previstas nos simuladores, e o arquivo digital desta dissertação. Tais planilhas, além
de auxiliarem os interessados pelas aplicações financeiras, se prestaram à validação dos
resultados dos simuladores construídos. Por sua vez, os códigos HTML também foram
validados por meio de um validador disponibilizado online pela W3C (World Wide Web
Consortium). Considerando o aspecto tutorial/didático deste trabalho, por fim são apresentadas
atividades relativas a cada tipo de aplicação, apoiadas pelo Financial Tool. Por meio do material
bibliográfico aqui expresso e do Financial Tool, espera-se que os alunos do Ensino Médio e
demais interessados alcancem a compreensão sobre a Matemática Financeira e,
particularmente, sobre as aplicações financeiras. Espera-se ainda que, o uso destes recursos
possa estimular os estudantes/usuários a pouparem, a fim de que possam conquistar sua
independência financeira, ou ainda, que consigam, através de disciplina e planejamento,
alcançarem os seus objetivos de vida.
[Download TCC]