Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO PAULO ANACLETO
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
ARDUINO NO ENSINO DE LÓGICA MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO.
Resumo
O presente estudo visa demonstrar uma forma de aplicação para a plataforma de prototipagem
Arduino no ensino de matemática. Emprega-se uma metodologia participativa no ensino de
tópicos específicos de matemática em uma turma do primeiro ano do ensino médio na cidade
de Sinop, MT, por meio de programação. Esta metodologia utiliza a escolha da plataforma de
programação, seja virtual ou física, pelos estudantes após uma apresentação prévia e de uma
mediação pelo professor da turma. A plataforma selecionada foi o Arduino e elegeu-se uma
série de códigos de programação que necessitam de discussão sobre a matemática e grandezas
física envolvidas para o adequado controle. A cada etapa de execução da pesquisa, foi executada
uma avaliação sobre a motivação em executar e continuar as atividades propostas, assim como
foi avaliado o papel do professor como mediador.
[Download TCC]