MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIANA MARIA VALMORBIDA

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ESTUDO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO FRACTAIS E O SOFTWARE GEOGEBRA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atividades para o ensino das Progressões Geométricas, por meio da construção de Fractais no Software GeoGebra. O trabalho propõe o ensino através de uma metodologia que conecta a Matemática com as ações práticas, numa oficina realizada com 16 alunos da 1ª série do Ensino Médio, numa escola estadual, na cidade de Nova Erechim, SC. A pesquisa orientou-se pela seguinte questão: O estudo das Progressões Geométricas no Ensino Médio, a partir da construção de Fractais Clássicos no GeoGebra, produz algum aprendizado significativo para o aluno? Com intuito de promover a inserção da tecnologia nas aulas de Matemática, as atividades foram desenvolvidas com o incentivo à interação entre as construções geométricas dos Fractais e o conceito matemático das Progressões Geométricas. Objetivou-se ensinar o conteúdo de Progressão Geométrica, especificamente os conceitos de: Progressão Geométrica finita e infinita; Progressão Geométrica crescente e decrescente; e razão de uma Progressão Geométrica. As conclusões foram obtidas a partir do desenvolvimento da oficina e dos questionários diagnósticos. Esta abordagem pretende, a partir da interação dos alunos com todo o processo de ensino, dar significado à aprendizagem das Progressões Geométricas e verificar se o Software GeoGebra contribuiu para este processo.
[Download TCC]